Pesquisa

Custom Search

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dez Sefirot


A partir desta aula começaremos a mergulhar realmente no Mundo das Sefirot, vale a pena comungar com esta milenar Sabedoria que leva o Homem no caminho Cardíaco para o Reencontro com Yeschua, boa leitura...







Arvore Vida


Sêfer Ietsirá 1:2
“Dez sefirot do nada e 22 letras fundação: três Mães, sete Duplas e doze Elementares.”

O Sêfer Ietsirá define agora os 32 caminhos como consistindo de 10 Sefirot e 22 letras.
         A palavra Sefirá significa literalmente “conta”. Distingue-se, assim, de Mispar, que significa número. Embora diga-se que as sefirot representem os dez dígitos básicos, na realidade não são números. Contudo, são as fontes nas quais os números se originam. Apesar do Sêfer Ietsirá não dar  nome das 10 Sefirot, estes são bem conhecidos na Cabalá clássica. Conforme figura abaixo...
Dez Sifirot

         Os nomes das 10 Sefirot são todos derivados da Escritura. Ao  enumerar as qualificações de Betsalel, Deus diz: “Eu o enchi com o espírito de Deus, com Sabedoria, com Entendimento e com Conhecimento”(êxodo 31:3). Como o Sêfer Ietsirá declara posteriormente (1:9), o “Espírito de Deus” refere-se a Kéter (Coroa), a primeira das Sefirot. Sabedoria e entendimento referem-se então as duas Sefirot seguintes.
         As primeiras 2 Sefirot estão aludidas no versículo: “Com Sabedoria Deus estabeleceu a Terra, com Entendimento a firmou nos céus e com se Conhecimento as profundidades foram quebradas”(Provérbios 3:19-20). Igualmente esta escrito:- “Com Sabedoria se constrói uma casa, com Entendimento ela é estabelecida e com Conhecimento seus cômodos se enchem.”(Provérbios 24:3-4).
         Todas estas fontes enumeram 3 qualidades:- Sabedoria, Entendimento e Conhecimento. Entretanto, o Conhecimento não e propriamente uma Sefirá mas, meramente o ponto de confluência entre a Sabedoria e o Entendimento. Não obstante, de muitos modos comporta-se como uma Sefirá, e assim freqüentemente aparece inclusa entre as Sefirot.
         As seguintes se7e Sefirot se nomeiam no versículo: “Teus, ó Deus, são a Grandeza (4), a Força (5), a Beleza (6), a Vitória (7) e o Esplendor (8), por Tudo (9) no céu e na terra; teu, ó Deus, é o Reino(10)...”(1 crônicas 29:11). Em quase todas as fontes, entretanto, chama-se a primeira Chéssed (Amor) em vez de Guedulá (Grandeza). Similarmente a sexta é chamada Iessód (Fundação) em lugar de Tudo. Entretanto, nos textos cabalísticos mais antigos, ambas as designações são usadas.
         Segundo alguns cabalistas, as Dez Sefirot têm seu paralelo nas 10 vogais hebraicas, que junto com as 22 letras compreendem então a totalidade do alfabeto hebraico.

DO NADA

         A palavra empregada aqui e Beli-ma que pode também ser traduzida como “fechado”, “abstrato”, “absoluto” ou “inefável”.
         Esta palavra aparece uma só vez na Escritura, no versículo: “Ele estende o Norte sobre o Caos, pendura a terra sobre um Nada(Beli-ma)” Jó 26:7. Segundo muitos comentários, a palavra Beli-ma deriva de duas palavras, Beli, que significa “sem”, e Ma, que significa “o que” ou “algo”. A palavra Beli-ma significaria então “sem absolutamente Nada” ou “Nada”.
         De acordo com esta interpretação usa-se a designação “Sefirot do Nada” para indicar que as Sefirot são conceitos puramente ideais, sem substância de nenhum tipo. Diferente das letras, que têm forma e som, as Sefirot não tem propriedades físicas intrínsecas. Como tais, são puramente conceituais.
         Outras fontes estabelecem que Beli-ma vem da raiz Balam, que significa “freio”. Isto é encontrado no versículo:- “Não sejas como o cavalo ou a mula que não entendem, cuja boca deve ser freada (Balam) com cabresto e rédeas” (Salmo 32:9).
         Esta segunda interpretação parece ser indicada no próprio Sêfer Ietsirá, já que depois este afirma: “Refreia (Balom) sua boca de falar delas”(1:8). De acordo com isto, a tradução de Beli-ma seria “inefável”. O texto falaria então de “Dez Sefirot inefáveis”, indicando que não podem ser descritas de nenhuma maneira. Similarmente, o versículo bíblico “Ele pendura a terra sobre o inefável”, significaria que as forças que sustentam a Criação não podem ser descritas.
         De acordo com ambas as interpretações, as Sefirot são distintas das letras. Enquanto as letras são primariamente modos de expressão, as Sefirot são inexpressíveis por sua própria natureza.
         Um dos maiores cabalistas, Rabi Isaac de Aco (1.250-1.340), assinala que Beli-ma tem valor numérico 87. Por outra parte, o nome Divino Elohim soma 86. Beli-ma representaria então o estagio que segue imediatamente à pura essência do Divino.

Árvore Criação

Nome de Deus
  
Ouça Aqui.
                                                   M-E-D-I-T-A-Ç-Ã-O




Que a Eterna Luz da Sabedoria Cósmica nos Ilumine Sempre!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...