Pesquisa

Custom Search

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Numero dos Dez Dedos


Diz-se que a criação se completou com os dedos de Deus, como esta escrito: “Quando eu vejo os Teus Céus, o Trabalho de Teus dedos”(sl. 8:4). Os dez dígitos numéricos igualmente têm seu paralelo nos dez dedos do homem. Os cinco dedos da mão contêm um total de catorze ossos. Este é o valor numérico de Yad, a palavra hebraica para mão...










Opostos

Cinco Opostos a Cinco

Embora as Sefirot sejam comumente divididas em três colunas, elas também podem ser arrumadas em duas ordens, uma à direita e outra à esquerda. As Sefirot “masculinas” no lado direito serão todas as que normalmente ficam à direita, assim como as duas superiores da coluna do meio. As Sefirot “femininas”, na esquerda, incluirão as três normalmente à esquerda, juntamente com as duas sefirot inferiores do centro.


As cinco sefirot masculinas são freqüentemente chamadas de “os cinco amores (chassadim)”, pois estão no lado de Chéssed(Amor). As cinco sefirot femininas são do mesmo modo chamadas “as cinco forças (guevurot)” por estarem no lado de Guevurá (Força).


Quando as sefirot estão em sua posição normal, dispostas em três colunas, encontram-se em um estado de equilíbrio. Mas quando as sefirot da coluna central são movidas à direita ou à esquerda, divididas em duas formações, uma poderosa tensão é produzida. Quando elas estão em tal disposição, poderosas forças espirituais podem ser dirigidas e canalizadas.


Por isso, em muitos lugares onde Deus interfere diretamente no mundo físico, a escrita fala dos dedos ou mãos de Deus. O caso mais obvio ocorre com referência à Criação em si mesma, na qual o Salmista chama “a obra de Teus dedos”, como foi citado acima. Encontramos igualmente: “Minha mão (esquerda) fundou a Terra e minha mão direita esntendeu os céus”(Isaias 48:13) . Antes que tal ato criativo pudesse acontecer, todas as sefirot tiveram que polarizar-se para os lados masculino e feminino, gerando tensão e força. 


Tal como a procriação humana precisa de macho e fêmea, o mesmo ocorre com a Criação Divina.
Muito ligadas a isto estão as diversas ações que usam as mãos para canalizar forças espirituais. Entre elas está a imposição de mãos, a elevação das mãos na Benção Sacerdotal e o abrir das mãos na oração. Em todas as ocasiões a intenção é canalizar o poder das Dez Sefirot são polarizadas, criando tensão espiritual (Figura 8). Uma vez que tal tensão exista, através da meditação e da concentração, os poderes das Sefirot podem ser focalizados e canalizados.
Sefirot e Dedos


E Uma Única Aliança


A expressão hebraica é Berit Yachid. Alguns lêem Berit Yichud, “uma aliança unificadora” porém o significado é similar. Um conceito parecido encontra-se no último capitulo com referência a Abraham. Em geral, uma aliança (Berit) é algo que se produz entre duas partes separadas. O paradigma de uma aliança é que Deus fez com Abraham quando ordenou-lhe: “Traga-Me uma novilha, uma cabra, um carneiro, uma rola e um pombinho”(Gen. 15:9). Estes cinco animais se correspondem com os cinco dedos. Três deles foram divididos pela metade, de forma que as seis metades representassem as seis Sefirot que estão normalmente à direita e à esquerda. As quatro metades das aves, que não foram divididas, representam as quatro sefirot que estão normalmente na linha central, conforme figura 9.
Aliança

As duas tabuas que continham os Dez Mandamentos eram também chamadas as Tábuas da Aliança (Deuteronomio 9:9). Por essa razão, elas foram dadas em duas tabuas em vez de apenas em uma.


Quando as dez serifot são divididas segunda esta dupla disposição, o lugar do meio se torna foco de tensão espiritual. Este lugar é então chamado a “aliança única” ou “aliança unificadora”.

CIRCUNCISÃO DA LINGUA


A palavra hebraica para circuncisão é Milá. Esta mesma palavra, entretanto, também significa “palavra”, tal como encontramos: “O espírito de Deus fala por mim e Sua Palavra(milá) esta em minha língua”(2Samuel 23:2). Daí que isto também possa traduzir-se como “a palavra da língua”. A “circuncisão da língua” refere-se a capacidade para usar os mistérios da língua Hebraica. 


Tambem se refere à capacidade para perscrutar os mistérios da Torá.
Em um sentido mais geral, tal circuncisão denota fluência Verbal. De alguém que não pode falar propriamente é dito que tem “lábios incircuncisos”.
Moises por conseguinte disse: “Como o faraó me ouvirá se tenho lábios incircuncisos? (Êxodo 6:12). Quando é dado a alguém o poder de falar propriamente, sua língua é considerada “circuncidada”. Isto é, este poder manifesta-se tanto através da “circuncisão” como na “palavra” falada.


Um bom exemplo disso se encontra na benção Sacerdotal. Nela os Sacerdotes levantam as mãos e pronunciam a benção delineada na Escritura. (Numeros :6:22-27). Os sacerdotes levantam as mãos precisamente ao nível da boca, conforme esta escrito: “Aharon levantou suas mãos para o povo e o benzeu”(Levitico 9:22). O sacerdote-cohen deve concentrar-se no fato de que seus dez dedos representam as Dez Sefirot. Como resultado da focalização da força espiritual entre suas duas mãos, sua língua esta circuncidada e a benção surte o efeito apropriado.


O mesmo é verdadeiro no ato de elevar as mãos em oração. Aqui, novamente, as duas mãos focalizam o poder espiritual para “circuncidar” a língua, permitindo ao indivíduo orar efetivamente. Em alguns sistemas de meditação cabalísticas também se usava a aposição de mãos no alto para focalizar a energia espiritual. Por uma razão parecida, os sacerdotes-cohanim tinham que lavar suas mãos e pés antes do serviço Divino.


Tudo isso lança luz sobre o significado dos dois Querubins sobre a Arca da Aliança no Santo dos Santos. Os dois Querubins eram a fonte de toda profecia. A profecia supõe uma localização particularmente intensa de energia espiritual, permitindo o profeta falar a verdade em nome de Deus. A profecia constituía, assim, o nível último de “circuncisão da língua”.


Deus disse a Moises ao escrever a Arca.”Comunicar-Me-ei contigo e te falarei de cima do tampo da Arca, entre os dois Querubins que estão sobre a Arca do Testemunho” (Êxodo 25:22). O que era verdadeiro para Moisés era também verdadeiro para outros profetas, e o influxo da profecia canalizava-se primariamente mediante os dois Querubins no Santo dos Santos. Existe alguma evidência de que, ao menos em alguns casos, a experiência profética era o resultado de uma intensa meditação nestes dois Querubins. Com a destruição do Primeiro Templo,  quando os Querubins foram removidos do Santo dos Santos, a profecia como tal cessou de existir.


De acordo com o Zohar, os dois Querubins representavam as Sefirot divididas em ordem masculina e feminina. Eles foram colocados sobre a Arca, que continha, por sua vez, as Tábuas originais dos Dez Mandamentos. Havia cinco mandamentos em cada tábua, de forma que as duas representavam uma disposição similar das Sefirot. Isto criava um estado de tensão através do qual a força espiritual associada a profecia podia ser focalizada.




Benção Sacerdotal


Circuncisão do Membro


Do mesmo modo que os dedos das mãos representam as dez Sefirot, o mesmo pode dizer-se dos dedos dos pés. Entre as pernas tem lugar a circuncisão do órgão sexual.
Para entender o significado desta circuncisão, alguém deve compreender por que Deus ordenou que ela fosse realizada no oitavo dia. A Torá estabelece:- “No oitavo dia, a carne de seu prepúcio deve ser circuncidada.”(Levitico 12:3). A aliança da circuncisão foi originalmente dada a Abraham.
O mundo foi criado em seis dias, o que representa as seis direções primarias que existem no universo tridimensional. O Sétimo dia, o Shabat, é a perfeição do mundo físico e representa o ponto focal das seis direções, conforme será comentado depois. O oitavo dia constitui então um passo acima do físico no domínio transcendental.


Mediante a aliança da circuncisão, Deus deu a Abraham e a seus descendentes o poder sobre o plano transcendental. O caso mais óbvio em que isto acontece é na concepção onde uma alma é trazida ao mundo. Como a marca da aliança esta no órgão sexual, ela dá ao indivíduo acesso aos domínios espirituais superiores de onde pode atrair as almas mais elevadas.


Meditando no fato de que os dez dedos dos pés representam as Dez Sefirot alguém é capaz de concentrar no órgão sexual a energia espiritual. Com tais métodos pode-se conseguir um controle completo sobre as próprias atividades sexuais, inclusive no meio do intercurso. Santificando-se desta maneira durante o ato sexual, alguém pode ser apto a determinar as qualidades do menino que vai ser concebido.


A aliança da circuncisão também representa a canalização da energia sexual. O impulso sexual é uma das mais poderosas forças psicológicas no homem, e quando canalizada ao longo das linhas espirituais, pode ajudá-lo a alcançar os mais elevados estados místicos.  Ao ordenar a circuncisão, Deus indicou que as emoções e desejos associados com o sexo podem ser usados para a busca mística do Divino em um plano transcendental.


A justaposição entre a “circuncisão da língua” e a “circuncisão do membro” explica a posição profética favorita de Elias. A escritura relata:- “Elias subiu ao topo do monte Carmel, e prostrando-se em terra, pôs seu rosto entre os joelhos” (1 Reis 18:42). Esta posição era empregada para uma concentração intensa de energia espiritual. Segundo o Midrash, usava-se esta postura porque colocava a cabeça em conjunção com a marca da circuncisão.


Quando se esta na posição descrita, todas as forças vêm a reunir-se. Os dez dedos das mãos, os dos pés, a língua e o órgão sexual compreendem um total de 22 elementos, equivalente às 22 letras do alfabeto hebraico. Então o corpo do indivíduo torna-se um alfabeto com o qual pode “escrever” no domínio espiritual.
BAIXE AQUI




                            MEDITAÇÃO CABALISTICA DAS MÃOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...