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segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Segunda Aula Sêfer Yetzirah

CAPITULO 1 – ALEF

No filme de São Francisco de Assis (Irmão Sol, Irmã Lua), São Francisco faz a seguinte afirmação a seu colega quando é indagado para deixar de ajudar os leprosos:- “___Houve um tempo em que eu também acreditei em palavras.” Após dizer isso continuou ajudando os leprosos; esta pequena passagem é apenas para lembrar aos caminhantes deste curso que se apenas ficarmos na teoria seremos  fadados ao fracasso em acumular conhecimentos na estante da ignorância, portanto proponho aos irmãos um pequeno experimento ao final desta aula para compartilharmos Espiritualmente do Sabor da Cabalá...



Anjo "Eu Interior"

1:1
Com 32 caminhos místicos de Sabedoria gravou Yah o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, o Deus vivo, Rei do Universo, El Shadai, Clemente e Misericordioso, Elevado e Exaltado que mora na Eternidade cujo nome é Sagrado – Ele é sublime e sagrado – e Criou seu Universo com três livros (Sefarim) – com texto (Sefer) – com número (Sefar) e com comunicação (Sipur).

Com 32

Conforme será explicado na estrofe seguinte, estes 32 caminhos manifestam-se como os 10 digitos e as 22 letras do alfabeto hebraico. Os dez dígitos manifestam-se também nas Dez Sefirot, que são os conceitos básicos da existência.
As letras e os dígitos são a base dos ingredientes mais elementares da Criação: a qualidade e a quantidade. A qualidade de qualquer coisa pode ser descrita por palavras formadas por letras, enquanto todas as quantidades associadas a ela podem ser expressas por números.
Os números, entretanto, não podem ser definidos até que exista algum elemento de  pluralidade na Criação. O Criador em si mesmo é absolutamente simples, não contendo qualquer pluralidade. Ele é mais absoluta unidade imaginável, portanto, a pluralidade só veio a existência com o advento da Criação. Só nesta ocasião os números puderam ser definidos. Os primeiros elementos de pluralidade na Criação implicaram às Dez Sefirot. Portanto, foram as Sefirot que definiram os números e, por conseguinte, o conceito de quantidade em geral.
A maior parte do Sêfer Ietsirá trata dos 32 caminhos tal como se manifestam nas letras e nos números. Contudo, os 32 caminhos em si não são mencionados novamente. Os primeiros cabalistas os definem como diferentes estados de consciência, apresento abaixo os 32 niveis de consciência:-

1- Consciência Mística ( Séchel Mufla )
Esta é a Luz que foi originalmente concebida, e é a Primeira Glória. Nenhuma criatura pode alcançar sua excelência.

2- Consciência Radiante ( Séchel Maz´hir )
É a Coroa da Criação e a radiância da unidade homogênea que “exalta-se acima de todos como a Cabeça”. Os mestres da Cabalá chamam-na de Segunda Glória.

3- Consciência Santificada ( Séchel Mecudash )
Esta é a fundação da Sabedoria Original  e é a chamada de “Fé Fiel”. Suas raízes são AMeN. É o pai da fé, e de seu poder emerge a Fé.

4- Consciência Estabelecida (Séchel Cavúa )
Ela é chamada assim porque todos os poderes espirituais emanam dela como as (mais) etéreas dentre as emanações. Uma emana de outra mediante o poder do Emanador original, que Ele seja abençoado.

5- Consciência Enraizada ( Séchel Nihsrash )
Ela é chamada assim porque é a essência da Unidade homogênea. É unificada na essência do Entendimento que emana do domínio da Sabedoria Original.

6- Consciência do Influxo Transcendental (Séchel Shefa Nivdal )
Ela é chamada assim porque, através dela, acrescenta-se o influxo da Emanação (Atsilut). Outorga este influxo em todas as bênção, que se unificam em sua essência.

7- Consciência Oculta ( Séchel Nistar )
Ela é chamada assim porque é o resplendor que ilumina os poderes transcendentais que se vêem como o olho da mente e o devaneio da Fé.

8- Consciência Perfeita (Séchel Shalem )
Ela é chamada assim porque é a Disposição Original.Não existe nenhuma raiz através da qual ela possa ser ponderada, exceto as câmaras da Grandeza, que emana da essência de sua permanência.

9- Consciência Pura ( Séchel Tahor )
Ela é chamada assim porque purifica as Sefirot. Prova o decreto de sua estrutura e a essência interna de sua unidade, fazendo-a brilhar. São então unificadas sem corte nem separação.

10- Consciência Cintilante ( Séchel Mitnotsets )
Ela é chamada assim porque eleva a si mesma e se senta ao trono do Entendimento. Brilha com o resplendor de todas as luminárias e concede um influxo de incremento ao Príncipe de Rosto.

11- Consciência Deslumbrante  ( Séchel Metsuch´tsach )
Ela é chamada assim porque é a essência do Véu que esta ordenado na disposição do sistema. Indica a relação dos Caminhos ( Netivot ) pelos quais alguém pode se colocar diante da Causa das Causas.

12- Consciência Brilhante ( Séchel Bahir )
Ela é chamada assim porque é a essência da Ofan-roda da Grandeza. É chamada de Visualizador (Chazchazit), o lugar que faz surgir a visão que os Videntes percebem em uma aparição.

13- Consciência Diretora da Unidade ( Séchel Man´hig hAchdut )
Ela é chamada assim porque é a essência da Glória. Representa a culminação da verdadeira essência dos seres espirituais unificados.

14. Consciência Iluminadora ( Séchel Meir )
Ela é chamada assim porque é a essência do Silêncio Falante (Chashmal). Instrui em relação aos mistérios dos Santos segredos e suas estruturas.

15. Consciência Estabilizadora ( Séchel Ma´amid )
Ela é chamada assim porque estabiliza a essência da Criação na “Escuridão da Pureza”. Os mestres da teoria disseram que esta é escuridão (no Sinai). Este é o significado de “Escuridão é seu casulo” (Job 35:9).

16. Consciência Resistente ( Séchel Nits´chi )
Ela é chamada assim porque é o Deleite (Éden) da Glória. Como tal, não há Glória inferior a ela. E é chamada de Jardim do Éden que está preparado para [a recompensa dos] os Santos.

17. Consciência dos Sentidos ( Séchel haHerguesh )
Está preparada para os Santos fiéis, para que possam vestir-se com o espírito de santidade. Na disposição das Entidades supremas, ela é chamada de Fundamentação da Beleza (Iessod haTiféret).

18. Consciência da Casa do Influxo (Séchel Bet haShefa)
Através da perscrutação com ela, um mistério (Raz) secreto e uma alusão são transmitidos aos que “moram em sua sombra” e se aderem à investigação de sua substância da Causa das Causas.

19. Consciência do Mistério de todas as Atividades Espirituais (Séchel Sod haPeulot haRuchniot Culam)
Ela é chamada perscrutagem por causa do influxo que a permeia das mais altas bênçãos e a suprema Glória.

20. Consciência da Vontade ( Séchel haRatson )
Ela é chamada assim porque é a estrutura de tudo o que está formado. Através deste estado de consciência, uma pessoa pode conhecer a essência da Sabedoria Original.

21. Consciência Desejada e Procurada (Séchel haChafuts vehaMe-vucash)
Ela é chamada assim porque recebe o influxo Divino para outorgar sua bênção a todas as coisas que existem.

22. Consciência Fiel (Séchel Neeman)
Ela é chamada assim porque, por meio dela, todos os poderes espirituais são incrementados; assim ela pode ficar perto de todos os que “moram em sua sombra”.

23. Consciência Sustentadora (Séchel Caiám)
Ela é chamada assim porque é o poder sustentador de todas as Sefirot.

24. Consciência que faz Aparecer (Séchel Dimioni)
Ela é chamada assim porque dá uma aparência a todas as aparições criadas, de forma apropriada a suas estaturas.

25. Consciência que Testa ( Séchel Nissioni )
Ela é chamada assim porque é a tentação original com que Deus testa a todos Seus Santos.

26. Consciência Renovadora ( Séchel Mechudash )
Ela é chamada assim porque é o meio através do qual o Santíssimo, Bendito seja Ele, realiza todas as coisas novas que são trazidas à existência em Sua Criação.

27. Consciência Palpável ( Séchel Murgash )
Ela é chamada assim porque é a consciência de todas as coisas criadas em toda a esfera superior. Também todas as sensações da esfera superior foram criadas através dela. 

28. Consciência Natural ( Séchel Mutba )
Ela é chamada assim porque a natureza de todas as coisas que existem sob a esfera do sol foram completadas através dela.

29. Consciência Fisica ( Séchel Mugsham )
Ela é chamada assim porque descreve o crescimento de tudo o que chega a ser físico sob o sistema de todas as esferas.

30. Consciência Geral ( Séchel Kelali)
Ela é chamada assim porque é o meio através do qual os “generalizadores dos céus” deduzem suas regras a respeito das estrelas e constelações, dando forma à teoria que constitui seu conhecimento das Ofan-roda das esferas.

31. Consciência Continua (Séchel Temidi)
Por que é assim chamada? Porque dirige o caminho do sol e da lua de acordo com suas leis da natureza, cada um em sua órbita apropriada.

32. Consciência Adorada ( Séchel Neevad)
Ela é chamada assim porque está preparada para destruir a todos os que se envolvam na adoração dos sete planetas.

Experimento:-

O experimento que proponho aqui é conhecido de todos os irmãos e irmãs, antes de adormecer peço que escolha um dos caminhos e reflita sobre ele palavra-por-palavra, tente fazer uma pesquisa sobre a etimologia de cada palavra e descubra o real significado desde a primeira vez que ela foi pronunciada, tente imaginar que desde a sua origem cada pessoa que a escreveu e pronunciou depositou nela uma intenção fazendo com que essa intenção chegasse até você hoje, com este pensamento em mente adormeça com um caderno de anotações ao seu lado e compartilhe conosco seu experimento.
O outro experimento que proponho esta ligado ao “livro mudo da alquimia”, como hoje iniciamos o estudo da primeira letra do alfabeto hebraico e ela esta relacionada ao arcano 1 do tarô, ofereço esta imagem tirada do Taro de Papus para que pratiquem o mesmo experimento acima proposto, e claro compartilhem conosco aqui ou em nosso próximo encontro dia 11/jan/2011.


O Mago - Papus
                                                

                                              
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