Pesquisa

Custom Search

domingo, 23 de outubro de 2011

Sua Medida é Dez


Dez Sefirot do nada.
         Sua medida é dez
         Que não têm fim.
A profundidade do princípio,
         A profundidade do fim,
A profundidade do bem,
         A profundidade do mal,
A profundidade do acima,
         A profundidade do abaixo,
A profundidade do leste,
         A profundidade do oeste,
A profundidade do norte,
         A profundidade do sul,
O Mestre único,
         Deus, Rei fiel,
Domina sobre todas elas
         Desde sua Santa morada
         Até a eternidade das eternidades.


Luz do Se7e

Aqui o Sêfer Ietsirá define um continuum pentadimensional que é a estrutura de seu sistema. Estas cinco dimensões definem dez direções, duas direções opostas em cada dimensão, conforme tabela abaixo...

Tabela 8

O espaço continuum consiste em três dimensões, acima-abaixo, norte-sul, leste-oeste. Este continuum é defino por seis direções e é chamado “Universo”. O tempo continuum consiste em duas direções, passado e futuro, ou início e fim. Ele é chamado “ano”. Finalizando, existe uma moral, quinta dimensão espiritual, cujas duas direções são o bem e o mal. Esta é chamada “alma”.


De acordo com os cabalistas posteriores, estas dez direções correspondem às Dez Sefirot da seguinte forma:


         Princípio          Chochmá (Sabedoria)
         Fim                      Biná (Entendimento)
         Bem                     Kéter (Coroa)
         Mau                     Malchut (Reino)
         Acima                  Nêtsach (Vitória)
         Abaixo                 Hod (Esplendor)
         Norte                   Guevurá (Força)
         Sul                       Chéssed (Amor)
         Leste                    Tiféret (Beleza)
         Oeste                    Iessód (Fundação)

As dez Sefirot são vistas assim como consistindo de cinco conjuntos de opostos. Este são os “cinco opostos a cinco” discutidos antes (1:3). Os opostos têm seu paralelo nos cinco dedos de cada mão.


A  sabedoria é sempre definida como o início pelos cabalistas. Isto é baseado em versículo tais como: “O princípio é a Sabedoria” (Provérbios 4:7). Isto corresponde ao início da existência, antes que a Criação fosse definida, pronunciada e verbalizada.


Deus criou então o mundo em dez ditos. Eles representam o poder do Entendimento (Biná), que é o aspecto do pensamento verbal. Como discutido anteriormente, o nome Elohim, usado no relato da Criação, representa o Entendimento. Os “ditos” só podem acontecer através do Entendimento denotado pelo nome Elohim.


Psicologicamente, a Sabedoria também representa o passado de uma outra maneira. A maioria não é verbal e é armazenado na mente desta forma. Somente quando alguém traz uma memória à superfície é que ela se torna verbalizada. Já que a memória pura é totalmente não-verbal, ela esta na categoria de Sabedoria.
Planetas Cabalisticos


O futuro por outro lado, não pode ser imaginado em absoluto, exceto em termos verbais. Pode-se recordar o passado, mas não o futuro. O futuro só pode ser percebido quando é descrito. O modo principal no qual nos conhecemos o futuro é por extrapolação do nosso conhecimento do passado, ou, na linguagem do Talmud, “entendendo uma coisa a partir de outra”.
Passado e futuro são também as contrapartes de Sabedoria e Entendimento, até o ponto em que eles são respectivamente macho e fêmea. Passado é declarado como sendo macho, porque influi diretamente no futuro. Desta forma, é como se o futuro, feminino, fora engravidado pelo passado.
Kéter é chamado o “bem” porque é a Sefirá mais próxima de Deus. Pela mesma razão, Malchut, a Sefirá mais afastada de Deus, é dita como o “mal”.
Isso não significa que Malchut seja realmente o “mal”, já que todas as Sefirot são completas e absolutamente boas. Entretanto, ao assinalar Malchut na direção oposta de Deus, diz-se que denota a direção do mal.


A disposição completa das Sefirot é frequentemente chamada de “Arvore da Vida”. A linha central, de Kéter a Malchut, quando considerada sozinha, é considerada “Arvore do Conhecimento”.


É sobre esta linha que o bem e o mal se juntam, sendo este o mistério da “Arvore do conhecimento do bem e do mal” (Gênesis 2:9) da qual Adam e Eva foram ordenados a não compartilhar. O bem e o mal convergem na quase-Sefirá do Conhecimento (Dáat). Por causa disso, alguns dos últimos cabalistas colocam ambas, “a profundidade do bem com a profundidade do mal” no Conhecimento (Dáat).


Colunas do Bem e do Mal

Existem 32 hiperquadrantes que podem  ser definidos em um hiperespaço  pentadimensional. Eles correspondem aos 32 vértices de um hipercubo pentadimensional, como se discutiu acima (1:1). Estes por sua vez, estão relacionados com os 32 Caminhos da Sabedoria, conforme tabela abaixo...
Tabela 9
Em geral pode-se dizer que uma faca ou lâmina de cortar tem uma dimensão menor que o continuum que esta corta. Em nosso continuum tridimensional, uma lâmina é essencialmente um palco bidimensional. Portanto, em um continuum pentadimensional, alguém deve esperar que uma lâmina de faca tenha quatro dimensões. Uma lâmina assim seria um hipercubo tetradimensional com 16 vértices. O Misdrah estabelece que a espada de Deus tem 16 fios, indicando que trata-se, em realidade, de um hipercubo tetradimensional.


Que a eterna Luz da Sabedoria Cosmica nos Ilumine Sempre!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...