Santo Agostinho |
1. A oração é um dom de Deus, pelo qual o homem deve
pedi-la como um mendigo. Seja rico, seja pobre, o homem diante de Deus sempre
será um mendigo. A oração, para Santo Agostinho, parte deste preâmbulo(Homo
mendicus dei: En in Ps. 29, 2, 1; Sermo 56, 9; Sermo 61,4).
2. A oração é exercício de humildade, partindo
do auto-conhecimento diante de Deus:
. "Ó Deus, que és sempre o mesmo, faze que me conheça
e que te conheça" (Sol 2,1). Pois: "Deus resiste aos soberbos, mas dá
sua graça aos humildes" (1Pd 5,5).
3. A oração é obra do Espírito Santo, que clama em nosso
interior (Rm 8,26) para que nos dê as palavras e a voz para orar diante de Deus.
"A caridade,
ela mesma geme, a caridade mesma reza. E aquele que a deu a nós, não saberia
fechar os ouvidos a ela. Fica tranqüilo, que a caridade suplique! Aí estão os
ouvidos de Deus" (Ep. Io. tr. 6.8).
"Deus encheu seus servos com seu Espírito para que
louvassem" (En. in Ps. 144,1).
4. A oração é um exercício de reconciliação, recolhimento
interior. Há que entrar no próprio coração evitando a dispersão,para
encontrar-nos com Cristo, Mestre interior.
"Não saias de ti, mas volta para dentro de ti mesmo, a
Verdade habita no coração do homem" (De Vera religione 39, 72).
"Vós, porém, éreis mais íntimo que o meu próprio
íntimo e mais sublime que o ápice do meu ser" (Conf. 3, 6, 11).
5. A oração é um exercício de amor.
a) Orar é amar e deixar-se amar por Deus.
Orar é: "Ao abraçar a Deus que é amor, abraça-se Deus
por amor" (De Trin 8, 8, 12).
b) Orar é amar, e deixar-se transformar pelo próprio Deus
na oração pelo fogo de seu amor, deixando as coisas da terra e enchendo-se de
Deus:
"Amas a terra? Terra serás. Amas a Deus? Que direi?
Serás deus. Não ouso afirmá-lo por minha conta. Escutemos as Escrituras:Eu
disse sois deuses e todos sois filhos do Deus Altíssimo" (Ep. Io. tr.2,
14).
c) Orar é amar, para esvaziar-se do amor do mundo
e encher-se de Deus:
"Não ames o mundo! Afasta de teu coração a má dileção
do mundo, para deixá-lo encher-se do amor de Deus. Tu és um vaso, mas ainda
estás cheio. Derrama o que está em ti, para receberes o que não está" (Io.
ep. tr. 2,9).
d) Orar é amar, para apegar-se a Cristo esquecendo-se de
tudo o mais. Todas as coisas se tornam relativas, quando a partir da oração, se
ama profundamente a Cristo:
"Quando estiver unido a Vós com todo o meu ser, em
parte nenhuma sentirei dor e trabalho. A minha vida será então verdadeiramente
viva, porque estará toda cheia de Vós" (Conf. X, 28, 39).
"O próprio amor é a voz que louva a Deus"(En in
Ps. 117,23).
Simplicidade |
6. A oração é diálogo amoroso com Deus
a) Dialoga-se escutando e respondendo à Palavra de Deus:
"Tua oração é um diálogo com Deus; quando lês as
Escrituras Deus te fala; quando oras, tu falas a Deus" (En in Ps.85,7).
b) Dialoga-se para encontrar a Deus e se lhe encontra para
segui-lo buscando com maior amor.
"É, pois, procurando para que sua descoberta seja mais
gratificante, e é encontrado para que sua procura seja feita com
mais avidez" (De Trin. 15,2).
7. A oração é o encontro com a vontade de Deus.
a) Orar para não resistir à vontade de Deus:
"O que quer dizer 'faça-se a tua vontade?Faça-se em
mim de modo que não resista a tua vontade" (Sermo 56,7).
"O vosso servo mais fiel é aquele que não espera nem
prefere ouvir aquilo que quer, mas se propõe aceitar, antes de tudo,a resposta
que de Vós ouviu" (Conf. X, 26, 37).
b) Orar para deixar minha vida nas mãos de Deus,sabendo
que é ele quem me capacita para cumprir sua vontade.
"Dai-me o que ordenais e ordenai-me o
que quiserdes" (Conf. X, 29, 40).
"Não rezais se não disseres esta oração (o Pai Nosso);
se utilizas outra, Deus não te ouvirá, pois não é dita pelo Legislador que
enviou. Portanto, é mister que, quando rezarmos, rezemos conforme essa oração; e
quando a pronunciarmos, entendamos bem o que dizemos" (En in Ps.103, s I,
19).
8. A oração é o desejo enamorado de Deus.
a) É parte da oração contínua. Nunca se deixa de orar se
nunca se deixa de desejar a Deus.
"Existe outra oração interior sem interrupção,que é o
desejo. Seja o que for que faças, se desejas aquele repouso (da vida eterna),
não interrompes a oração. Se não queres interromper a oração, não cesse de
desejar" (En in Ps. 37,14).
"Oramos incessantemente por meio da fé, da esperança e
da caridade. Porém, em certos intervalos de horas e tempos, oramos também
vocalmente ao Senhor, para nos admoestarmos com os símbolos
daquelas realidades" (Epistula 130, 9, 18).
b) A oração é o "grito do coração":
"Quem tem dúvidas de não ser em vão um clamor dirigido
ao Senhor pelos que oram, se produzido pela voz do corpo, sem que o coração
esteja orientado para deus? Se, porém, se dá no coração, mesmo silenciando a voz
corporal, quando necessário seja em silencio diante de Deus,ao orarmos, temos
de clamar com o coração. O grito do coração é um pensamento veemente que quando
se dá na oração, expressa o grande afeto do que ora e pede,de sorte que não
desconfia de conseguir o que se pede" (En in Ps. 118,s.29, 1).
9. Orar é sentir-se Igreja e comunidade
O cristão nunca está sozinho porque faz parte do mistério
da Igreja, do Corpo de Cristo.
"Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus,que
suplique por nós, ore em nós, e a quem enderecemos nossas preces. Ora por nós
como nosso sacerdote; ora em nós como nossa cabeça e a Ele oramos como Deus.
Reconheçamos, portanto, na sua as nossas vozes, e sua voz em nós" (Enin
Ps. 85,1).
"Nós rezamos pelo gênero humano, pedimos pelo mundo
inteiro, por todos os povos para que se corrijam o quanto antes e tendo já reto
o coração, se encaminhem à retidão de Deus" (En in Ps. 103,13).
10. Orar é elevar o coração a Deus
Santo Agostinho comenta continuamente as palavras da
celebração da Eucaristia "corações ao alto". Por isso, orar é deixar
que o coração ascenda a Deus, buscando as coisas do mundo inteiro, não as da
terra, com um desejo enamorado de Deus:
(a oração) "É a ascensão das coisas terrestres às
celestes; a busca das coisas mais elevadas, o desejo das coisas invisíveis"
(Sermo 73, 2).
Rogatória |
Que a Eterna Luz da Divina Sophia nos Ilumine Sempre!
Boa Oração...