Pesquisa

Custom Search

domingo, 1 de maio de 2011

Os doze Trabalhos de Hércules


A força de Hércules nos remete a Coragem que devemos ter para enfrentar os monstros internos que carregamos em nossos corações, nosso irmão João Hummel apresentou no conventículo de Abril/11 um belíssimo trabalho a este respeito ...





12 Trabalhos de Hércules


O estudo da Mitologia nos leva ao mundo encantado da magia, um mundo sem fronteira, o mundo que expande nossa imaginação para além das coisas compreensíveis pelo nosso entendimento humano. Um jogo entre a divindade e os humanos. Uma viagem ao infinito mundo do Olimpo. Deuses misturando-se com os humanos, gerando filhos com mulheres, filhos estes que se tornavam heróis que beneficiavam a humanidade. A cultura dos Anjos pode ter tido início nos Heróis Gregos.
Hercules foi um herói segundo a Mitologia Grega. Herói eram seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. No presente caso, Zeus e a mortal Alcmena.
 A data dos feitos de Hércules não é confirmada, mas encontramos vasos com a imagem do herói datados do século IV AC, mas suas aventuras já eram conhecidas em tempos mais antigos.
 Conta a lenda que Hércules, num acesso de loucura provocado pela sua madrasta Hera, assassinou sua família. Constrangido após este ato, exilou-se para refletir no seu feito.
Mais tarde, incentivado por seu primo Teseu, foi consultar o Oráculo de Delfos e recebeu a missão de cumprir doze trabalhos sob a supervisão de Euristeu, Rei de Argos de Micenas e seu meio irmão, com a finalidade de purgar sua Culpa. Euristeu, filho de Hera e Zeus, ocupava o lugar que deveria ter sido de Hercules, não fosse a astucia de sua mãe antecipando seu nascimento.
Então, Hércules iniciou a execução de seus doze trabalhos, contando com a ajuda de Iolau, seu primo, do deus Efesto, Atlas e outros. Ao final de seu trabalho estaria pronto para atingir ao Olimpo e tornar-se imortal, fato acontecido após sua cremação. Diz a lenda que, atendendo seu próprio pedido, ele foi levado ao fogo por seu filho, uma vez que sofria muito após ser envenenado por vingança de sua enciumada noiva Dejanira.
A Lenda de Hercules nos traz muitos ensinamentos.
Primeiro, a determinação tão necessária para executarmos as tarefas que a vida nos impõe.
Segundo, nos lembra o caminho de nossa evolução espiritual, um caminho cheio de dificuldades e margeado por muitas alegrias. A cada passo vamos em direção ao encontro com o Eu Interior. A Execução destes trabalhos significou a purificação necessária para atingir o Olimpo.
Terceiro, a perseverança em nossa busca, mesmo que para isto necessitemos da ajuda de nossos Irmãos.
Também podemos verificar que as provas enfrentadas por Hercules assemelham a iniciações dos quatro elementos: Terra, Água, Ar e fogo. As primeiras provas foram realizadas no Peloponeso, depois em outras regiões Gregas e os três últimos fora da Grécia (além da borda do oceano), simbolizando a expansão da consciência em nossas buscas.

Paz Profunda – Irmão João Hummel – Abr/2011
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...