A Papisa é a segunda carta do Tarô de Papus que nos revelará o tamanho do Homem Adão, vale a pena sentir a presença da Segunda letra do Alfabeto hebraico em nosso Ser...
Beth |
Origem do simbolismo da Segunda carta Tarô
O Beth exprime hieroglificamente a boca do homem como órgão da palavra. A palavra é uma produção saída do mais intimo do ser. Igualmente, o Beth significa tudo que é interior, central, como uma habitação para onde podemos retirar-nos sós, sem sermos perturbados. Daí as idéias de santuário, morada inviolável do homem e de Deus. Mas o Beth exprime também toda produção emanada desse misterioso retiro, toda ação interior e ativa, de onde as idéias de ensino, de ciência muito elevada, de lei, de gnose, de ciência oculta ou cabala.
O Beth corresponde ao numero 2 e astronomicamente, à Lua. Este numero deu nascimento a todos os significados passivos emanados do binário, de onde as idéias de reflexo, de Mulher, aplicada à Lua em relação ao Sol e à Mulher em relação ao Homem.
A Papisa
A Papisa |
Deus mesmo, ou Deus Pai vai se refletir e dá nascimento ao Deus homem, ou Deus Filho, negativo em relação ao seu criador. O Homem é o receptor divino, como vimos, e assim, esta segunda carta do Tarô exprimirá todas as idéias da primeira, concebidas negativamente.
A primeira carta representa um home em pé; esta representa o contrário: uma mulher sentada.
(Primeira idéia de passividade) pela mulher e por sua posição.
O homem estava dotado de todos os atributos do poder e colocado no meio da natureza.
A mulher esta ornada dos atributos da autoridade e da persuasão e colocada sob o pórtico de templo de Ísis entre dias colunas.
Idéia de morada sagrada, de receptor divino.
As duas colunas exprimem o positivo e o negativo como os braços do Politiqueiro.
A mulher esta coroada de uma tiara encimada pelo crescente lunar e envolvida por um véu transparente cujas pregas caem sobre seu rosto. Ela leva sobre o peito a cruz solar e sobre os seus joelhos um livro aberto que ela cobre parcialmente com o manto.
Esta é a imagem de Ísis, da Natureza, da qual não se deve erguer o véu perante os profanos. Os ensinamentos de Ísis são ocultos, como indica o livro; é ela que ensina ao mago os segredos da verdadeira cabala e a ciência oculta. Esta símbolo profundo merece toda nossa admiração.
A primeira carta exprimia Osíris nos três mundos, esta segunda nos dará o significado de Ísis, companheira de Osíris.
Em Deus, é o reflexo de Osíris, o reflexo de Deus Pai; Ísis, ou Deus Filho.
No Homem, é o reflexo de Adão, do Homem absoluto; Eva, a Mulher, a Vida (Hê-Vav-Hê) .
Hê-Vav-Hê |
texto do livro O Tarô dos Boêmios - Papus. Editora Ícone